Você está aqui

GoTwitr - Site de automatização do Twitter construído com Drupal

Acaba de ser lançado o GoTwitr, mais um site voltado ao Twitter. O mais interessante dessa vez é que ele foi criado utilizando o Drupal, o mesmo CMS que é utilizado neste blog. O site funciona como uma ferramenta para que os usuários do Twitter tenham mais facilidade em expandir e gerenciar suas comunidades no Twitter.

GoTwitr

A tecnologia do GoTwitr

O site utiliza a API Oauth do Twitter para automatizar o registro de usuários no Drupal. O protocolo Oauth permite essa automação sem que seja necessário que o usuário compartilhe sua senha com o site, o que poderia ser inseguro. É o mesmo protocolo utilizado pelos serviços do Google.

Para o site foram testados vários módulos do Drupal para o Twitter, mas acabaram usando a biblioteca PHP EpiTwitter e EpiOauth para desenvolver um módulo customizado.

SEO

Foram utilizado também outros módulos do Drupal para ajudar na otimização para as ferramentas de busca (SEO). Entre os módulos estão XML Sitemap, Global Redirect, Pathauto, Page Title e o Sitemap.

Necessidada por Velocidade

Fail whale

Como tudo relacionado ao Twitter consome muita banda, foram feitas algumas otimizações, como, por exemplo, instalar apenas as bibliotecas do Drupal que fossem absolutamente necessárias. Foi instalado também o Cache Alternativo do PHP (APC), assim o PHP poderia executar mais rápido. Em seguida foi instalado o Memcache, um sistema de cache para o PHP, e o módulo do Drupal Memcache para fazer a integração. Resultado: APC + Memcached = ~300% de aumento de velocidade.

Outras considerações

O site também faz uso da tecnologia AHAH, técnica similar ao Ajax (saiba mais) e que já vem junto ao Drupal, além de fazer proveito da API para construção de formulários.

O GoTwitr possui, além de outras ferramentas, o "Smart Follow", que permite que você veja todos os usuários que estão seguindo você mas que você não está seguindo de volta.

Fonte: drupal.org